Comunidade Escolar participa das a?es

Secretaria Municipal de Educa??o desenvolve projeto com pneus usados

Sexta-feira, 18 de julho de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 215 vezes


Ouvir matéria

A Secretaria Municipal de Educação de Fernandes Pinheiro,  através da Pedagoga,  Maria Cláudia Lóss, está desenvolvendo um projeto chamado de “ Pneus Usados”, Criam “ Vida !”, que reaproveita pneus usados e que estavam momentâneamente sem destino.

No caso de Fernandes Pinheiro, o projeto conta com o apoio da administração do município através do Departamento Rodoviário ( Pátio de Máquinas) que colaborou cedendo vários tipos de pneus velhos que estavam sem serventia.

Também  participam,  a Secretaria de Ação Social que cedeu compensados,  a Secretaria de Educação que forneceu as tintas para o projeto e também a Secretaria de Meio Ambiente.

“Esse trabalho pretende mostrar para a população que através da sustentabilidade que é muito comentada nos dias de hoje,  porém pouco praticada,  nós podemos transformar objetos usados ou velhos, dando a eles uma “ cara nova” e uma “ vida nova”,  transformando-os em brinquedos e ornamentações de ambientes,  enriquecendo as escolas ou as repartições públicas,  tornando-as mais alegres e também saudáveis”,  comenta a pedagoga.

Cláudia ressalta que no caso dos pneus,  se dá um destino correto ao que levaria muitos anos para a sua decomposição, se fossem jogados nos aterros sanitários ou nas ruas das cidades.

A proposta do projeto é conscientizar crianças e adolescentes das escolas municipais, mostrando que é absolutamente possível se ter um ambiente agradável, reutilizando e transformando pneus velhos e usados em verdadeiras obras de arte, dando assim um novo destino aquilo que poderia ir para o lixo, praticando dessa forma a chamada sustentabilidade.

O objetivo principal é o de construir parquinhos de pneus nas escolas e ornamentar ambientes externos das repartições públicas, transformando-as em ambientes alegres e saudáveis, onde se possa desfrutar de diversão e socialização.

Uma das justificativas da pedagoga, responsável pelo projeto é de que quando as crianças brincam, elas acabam participando de uma atividade lúdica que se faz presente na vida de toda a criança, e que construir brinquedos é algo muito importante nesse sentido, pois faz que os mesmos ao participarem, desenvolvam suas habilidades motoras e artísticas.

Na Sede do município, as experiências do projeto estão sendo realizadas no prédio do antigo CMEI, onde atualmente está funcionando o Ensino Integral para os alunos da Escola Floresval Ferreira.

Cláudia ressalta que nesse espaço os pneus servem tanto para a ornamentação do mesmo, como também para o plantio de flores e a confecção também de brinquedos como  por exemplo a  “ centopéia de pneus”,  “ o dragão”, o “ urso” e o “ sapo” que serão colocados na área externa, pois farão parte de um espaço de recreação.

Toda a comunidade escolar está envolvida como os professores, alunos, monitores e também os auxiliares de serviços gerais, sendo que na sequência, as escolas municipais receberão o projeto como também a Biblioteca Cidadã.

 Galeria de Fotos

 Veja Também