Com apoio da Prefeitura Municipal, na últim

Segunda-feira, 09 de março de 2015

Última Modificação: 26/01/2017 15:19:59 | Visualizada 141 vezes


Ouvir matéria

Com apoio da Prefeitura Municipal, na última quarta-feira (04), quarenta produtores de Fernandes Pinheiro participaram da 16ª Semana de Campo sobre Feijão e Milho, na Estação Experimental da Fundação ABC, em Ponta Grossa. A atividade faz parte do Projeto Grãos Centro-Sul de Feijão e Milho. O evento foi desenvolvido Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, por intermédio do Instituto Emater, em parceria com Syngenta, Embrapa, Iapar e Fundação Terra.

Durante o dia os participantes tiveram a oportunidade de visitar sete estações tecnológicas de forma rotativa. Nesses espaços eles puderam discutir, com técnicos e pesquisadores, temas como a agricultura sustentável, o plantio direto, plantas para a cobertura do solo, híbridos de milho, cultivares de feijão, controle de pragas, doenças e plantas invasoras. Os técnicos ainda vão chamaram a atenção dos produtores para a segurança do trabalhador rural ressaltando a importância do uso correto dos equipamentos de proteção individual e cuidados com o meio ambiente.

O Projeto Grãos para o Centro-Sul foi criado com a finalidade de atender e profissionalizar agricultores familiares na produção do feijão e do milho. O projeto mostra que é possível aumentar o lucro com essas lavouras, tradicionais da agricultura familiar, por meio do aumento da produtividade e renda das famílias sem prejudicar o meio ambiente. “A divulgação de novas tecnologias entre os agricultores tem promovido a melhoria da qualidade dos produtos, tornou mais eficiente o uso da mão de obra familiar e aumentou a área cultivada com o sistema de plantio direto na palha, com reflexo positivo na fertilidade do solo e conservação dos recursos naturais. Os produtores assistidos também estão fazendo o manejo correto dos agrotóxicos, o que resulta em mais segurança para quem produz e para quem consome os produtos”, afirmou Germano Kusdra, coordenador estadual do Projeto Grãos de feijão e milho. 

A secretária Adriana Pioski acompanhou os agricultores e avaliou como positiva a iniciativa do Governo do Estado de realizar a Semana de Campo. “Em cada evento que participamos ampliamos nossos conhecimentos com o aprendizado de novas técnicas para melhorar a produção, a segurança do trabalhador e a renda dos nossos agricultores”, sintetizou a secretária, afirmando ainda que administração  do prefeito Oziel dará o suporte que for necessário para a participação dos agricultores em outros eventos regionais.

 Galeria de Fotos

 Veja Também