Na tarde de sexta-feira (13), agricultores residen

Quinta-feira, 19 de março de 2015

Última Modificação: 26/01/2017 15:19:53 | Visualizada 153 vezes


Ouvir matéria

Na tarde de sexta-feira (13), agricultores residentes na comunidade do Assungui estiveram reunidos no pavilhão da capela para debater estratégias de trabalho do Programa de Gestão do Solo e Água na Microbacia Manducas, no município de Fernandes Pinheiro.

O encontro reuniu além dos moradores do Assungui, representantes do Executivo, das Secretarias Municipais, da Emater, da Seab, e da associação formada entre os agricultores para coordenar o programa.

O prefeito de Fernandes Pinheiro, Oziel Neivert, afirmou na ocasião que a Prefeitura apoia o projeto e quer cooperar para que as ações do programa sejam potencializas e venham a contribuir com o desenvolvimento social e a proteção ambiental da comunidade do Assungui.

“O programa vai ajudar a melhorar a qualidade de vida dos agricultores. Essas ações irão incentivar essas pessoas a trabalharem com uma agricultura sustentável, equilibrando e integrando os recursos naturais: como o solo, a água e a biodiversidade na microbacia Manducas”, comenta Neivert.

A secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, AdrianaPioski, ressalta que o dinheiro do Programa já está disponível, por isso a necessidade emagilizar os procedimentos para por em prática as ações. “A comunidade precisou eleger uma comissão, e essa equipe é quem irá indicar os nomes. E isso não pode ser feito pelas entidades”, esclarece a secretária.

PROGRAMA

O Programa de Gestão do Solo e Água na Microbacia Manducas foi lançado em 2014 pelo Governo do Estado, ele começa este ano a ser executado pelos municípios contemplados e tem um prazo de duração de mais três anos.  Na região Centro-Sul, apenas Fernandes Pinheiro e Irati foram apreciados com a iniciativa.

Orçado em R$ 234,600,00, sendo R$ 64,600,00 a contrapartida municipal, o programa integra uma série de ações do Governo do Estado para apoiar os produtores rurais, dando a eles a garantia de maior produtividade, o que gera mais renda e empregos do campo. Contudo, essa produção respeita e valoriza as questões ambientais, principalmente a preservação do solo e da água.

Entre as ações previstas de execução do Programa constam: a construção de cinco abastecedouros comunitários, recuperação de vinte hectares de área de preservação permanente, proteção de cinco nascentes, construção de dez quilômetros de cerca de arame farpado para isolamento de área de APP com no mínimo três fios, implantação de dez esterqueiras de lona plástica para armazenar dejetos de animais (bovinos de leite), aquisição de distribuidor de esterco líquido, aquisição de duas plantadeiras/semeadeiras para plantio direto na palha, construção de terraços em cinquenta hectares e construção de um módulo de sistema de abastecimento domiciliar de água.

Adriana Souza/Folha de Irati

 Galeria de Fotos

 Veja Também