A campanha de vacinação contra a gri

Quinta-feira, 30 de abril de 2015

Última Modificação: 26/01/2017 15:19:39 | Visualizada 357 vezes


Ouvir matéria

A campanha de vacinação contra a gripe só começa na próxima segunda (4), porém devido a Fernandes Pinheiro ter a mais alta porcentagem de adesão em campanhas de imunização e prevenção de doenças, no último sábado (25) ocorreu o Dia D. Neste dia, os idosos do município foram os primeiros do Paraná a serem imunizados contra a Gripe.

O secretário de Saúde Amauri Kolossowski, conta que apenas no sábado, 65,57% dos idosos foram vacinados. "Temos um trabalho diferencial que contribui para que tenhamos essa boa participação da comunidade nas campanhas. Em especial, no Dia D, o foco foi a saúde e a vacinação contra gripe dos idosos", comenta o secretário.

O Dia D foi realizado no Ginásio de Esportes Marco Antônio Loss. Segundo o secretário, durante o sábado mais de 800 pessoas prestigiaram a programação que se estendeu por todo o dia, porém apenas os idosos acima de 60 anos receberam a vacina contra gripe.

 "Tivemos uma programação bem diversa, com café da manhã, bingo, sorteio de brindes, atividades recreativas e ocupacionais, almoço, baile com escolha do rei e da rainha, e um grande bolo para marcar o encerramento do Dia D", conta Kolossowski, que menciona que ônibus também trouxeram idosos da área rural, sendo assim, tanto as comunidades quanto a sede participaram do evento.

De acordo com a organização, 150 profissionais trabalharam para realizar o Dia D. "A união e cooperação entre a equipe é um dos pontos essenciais para o sucesso da taxa de vacinação que temos. A administração municipal também sempre nos apoia no que precisamos, o que nos ampara a realizar as ações. Não podemos deixar de citar a colaboração das outras secretarias municipais, que são fundamentais para o sucesso nas campanhas de vacinação", justifica o secretário.

CAMPANHA DA GRIPE COMEÇA DIA 4

Tem início na próxima segunda, dia 4 de maio, a campanha de vacinação contra a Gripe. Devem ser vacinadas pessoas que tenham 60 anos ou mais, crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos, gestantes e mulheres até 45 dias depois do parto, doentes crônicos com recomendação médica, profissionais da saúde, indígenas, presos e funcionários do sistema prisional.

A orientação das autoridades de saúde é procurar os postos o quanto antes, pois a imunização demora alguns dias para ter o efeito desejado.

Adriana Souza/Folha de Irati

 Veja Também