Reunião em Assungui na segunda-feira Em

Sexta-feira, 06 de novembro de 2015

Última Modificação: 26/01/2017 15:16:39 | Visualizada 433 vezes


Ouvir matéria

Reunião em Assungui na segunda-feira

Em busca de novas alternativas de renda para os pequenos produtores rurais, a Emater e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente estão trazendo até Fernandes Pinheiro os representantes da empresa Proteios e do Sindicato dos Trabalhadores de Palmeira para a reunião com agricultores de Assungui e região para debater sobre o cultivo da hortaliça ORA PRO NÓBIS. A reunião está marcada para segunda-feira (09/11), às 13 horas, no pavilhão da Igreja São João Batista de Assungui. O Banco do Brasil também estará presente no encontro. Compareça e leve a sua família.

Conheça um pouco da ORA PRO NÓBIS

A Gastronomia Brasileira é muito rica, e possui muitos ingredientes interessantes. O Ora-pro-nóbis é uma hortaliça, seu nome cientifico é Pereskia Aculeata, e pertence à família das cactáceas. É uma planta que nasce em forma de trepadeira, possuindo muito espinhos, e é originária do continente americano.

A palavra “ora pro nóbis” vem do Latim, e significa em português “Orai por nós”. Conta à lenda dos tempos coloniais, que na cidade de Sabará em Minas Gerais, a igreja da cidade possuía grandes moitas de ora pro nóbis, mas o padre não permitia que a hortaliça fosse colhida. Proibido ou não, os escravos pegavam o ora pro nóbis durante as orações da igreja, que eram bastante extensas.

O ora pro nóbis é no Brasil muito usado na culinária mineira, e a porcentagem de pessoas que conhecem a hortaliça, é muito pequena, assim como a sua exploração comercial.

Rico em vitaminas A, B, C, proteína, magnésio, fosforo e cálcio, a folha do Ora pro nóbis (parte que é consumida), é carnuda e por isso não se desmancha no cozimento. Ela possui uma baba muito parecida com a do Quiabo ao ser cortada.

Por ser tão rica em nutrientes, o Ora Pro nóbis começou a ser consumido, e possui o apelido de carne dos pobres. Além de barata, o cultivo dessa planta é muito fácil, e pode ser feito em vários tipos de terreno.

Não só na culinária, mas na medicina o Ora pro nóbis também atua. A planta é indicada para aliviar os processos inflamatórios, e na recuperação da pele ao sofrer queimaduras.

O Ora pro nóbis é um ingrediente marcante da culinária mineira, e o prato mais comum de se comer no estado com a hortaliça, é o Frango com Ora pro nóbis. A maneira mais comum de ser consumir a folha é refogada ou crua, e na maioria das vezes, acompanhando ou compondo os pratos.

É necessária uma valorização maior dos ingredientes usados na culinária brasileira, pois eles são bem saborosos e interessantes. Fora de MG, poucas pessoas conhecem o Ora pro nóbis, e por isso é difícil até de achar. O cultivo do Ora pro nóbis é uma ótima alternativa comercial e gastronômica, só que poucas tiram vantagem disso.

Em Sabará/MG, o Ora pro nóbis é símbolo da cidade, e possui até um festival com o seu nome.

Fonte: PETIT GASTRO - PEDRO FRADE

 Galeria de Fotos

 Veja Também