TORNEIOS ESPORTIVOS INTERESCOLARES EM FERNANDES PINHEIRO

Quarta-feira, 02 de dezembro de 2015

Última Modificação: 26/01/2017 15:16:31 | Visualizada 642 vezes


Ouvir matéria

Na última segunda-feira (30/11), a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Esporte de Fernandes Pinheiro, realizou os dois últimos torneios esportivos de 2015, com a participação de suas quatro escolas municipais.

Os torneios surgiram através do espaço ampliado pelo ensino integral, o qual está presente em 100% das escolas municipais da cidade, e conta com a adesão de 66% dos alunos, de acordo com o último levantamento no início de 2015. A realidade do Ensino Integral, ofertada no contraturno do período regular, é bastante recente em Fernandes Pinheiro, tendo sido implantado durante na gestão do prefeito Oziel Neivert.

Assim, além do funcionamento do ensino integral, por meio de diversas oficinas, como: Jiu Jitsu, Dança, Música, Inglês, Horta e Paisagismo, Teatro, Esporte, entre outras, a SME promoveu vários torneios esportivos durante 2015, envolvendo, sobretudo, os alunos participantes do ensino integral.

Começando pelo Futsal, passando pelo Jiu Jitsu e encerrando o período de torneios com o Tênis de Mesa e o Xadrez, a SME faz um balanço positivo da realização dos citados torneios. Segundo Luis Carlos Pontes, psicólogo da Educação e Coordenador da Comissão Organizadora dos Torneios, a prática do esporte promove nos escolares e praticantes em geral, ótimos resultados relacionados à saúde física e mental. Nos aspectos psicológicos e sociais, percebe-se que os alunos desenvolvem ótimas habilidades para o convívio social, integrando em seu repertório comportamental, valores sociais como, respeito e empatia, por exemplo. Também, as crianças são levadas a enfrentarem desafios e lidarem tanto com as frustrações da derrota, quanto com os louros da vitória, além de assimilarem a importância das regras de cada prática esportiva e a postura desportiva esperada dos atletas.

Enfatizamos sempre aos alunos que, o ato de competir, de respeitar os colegas, ainda que oponentes, de praticar o “fair play” (jogo limpo), é mais importante do que o resultado final de um disputa – salienta o psicólogo Luis. A vida é feita de perdas e ganhos, e os jogos são perfeitos para nos ensinarem a enfrentarmos cada momento, favorável ou adverso – finaliza Luis Carlos Pontes.

Por fim, Thaís Padilha Goy, secretária da SME, oportunamente parabeniza todos os alunos que competiram e torceram durante os torneios realizados; às equipes escolares pelo engajamento e colaboração na realização das competições; também, à equipe técnica composta pelos educadores físicos Tiago Rufino da Silva e Cristiane Bueno Ferraz, e pelo apoio e atuação do professor de Jiu Jitsu Leandro Bugay e sua equipe, bem como, do auxílio dos estudantes do curso de Educação Física da Unicentro, entre dezenas de outros apoiadores dessa temporada esportiva escolar.

 Veja Também