A ideia é envolver a comunidade em ações que visem a prevenção de atos de criminalidade no município

Fernandes Pinheiro empossa novo Conselho Comunitário de Segurança

Segunda-feira, 06 de junho de 2016

Última Modificação: 26/01/2017 15:12:32 | Visualizada 770 vezes


Ouvir matéria

Ocorreu na tarde de quarta-feira (1º), em Fernandes Pinheiro a cerimônia de posse do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). O evento foi realizado no plenário da Câmara de Vereadores.

Durante a posse, o presidente do Conseg de Fernandes Pinheiro, Ricardo de Meira, reforçou seu compromisso de trabalhar para manter a segurança no município. “Vamos juntos buscar que Fernandes Pinheiro continue sendo uma cidade trabquila e segura. Fico muito honrado em assumir essa função e ter a oportunidade de colocar ideias, enquanto cidadão, em prática”, comenta Meira.  A eleição da diretoria do Conseg ocorreu em 30 de outubro de 2015

O coordenador estadual dos Conselhos de Segurança, Caio Rizzardi, comenta que apesar de Fernandes Pinheiro ser um município com índices quase insignificantes de criminalidade essa é a hora ideal para se trabalhar o assunto. “Por que você trabalha a prevenção, antes que a situação ocorra, o que é muito melhor e mais recomendável”, menciona Rizzardi.

Na ocasião, Rizzardi lembrou que o primeiro modelo de Conseg no Brasil aconteceu na cidade paranaense de Maringá. “Os Conseg’s foram experiências trazidas do Canadá, que é um país modelo em questões de segurança. O Paraná além de ter sido pioneiro nesse assunto, é tido como exemplo na aplicabilidade e gestão dos conselhos de segurança”, ressalta o coordenador.

Tanto que ele comenta que na última semana recebeu a visita da major Claudia da cidade do Rio de Janeiro para saber melhor como funciona os Conseg’s no Paraná. “Eles vão usar como exemplo o padrão que temos aqui dos conselhos de segurança”, conta Rizzardi, que atribui o bom andamento da ação pelo apoio que recebe, principalmente, da população, da Polícia Militar e do governador do estado, Beto Richa.

Apoio à segurança

Representando a 8ª companhia independente de Polícia Militar (8ª CIPM), o capitão Luciano José Ribeiro Romão, ressalta que é importante a população ver a questão da segurança pública como uma responsabilidade de toda a população.  Ele lembrou que recentemente foi entregue um novo módulo policial para atendimento à população, fruto da parceria com a Prefeitura de Fernandes Pinheiro. “Hoje, a sede de atendimento da polícia é nesse local, e ela vem atuando para manter a segurança no município”, destaca o capitão Romão.

O vice-prefeito de Fernandes Pinheiro, Osmar Vaz Ferreira, o Marinho, destacou que juntos é possível realizar um trabalho mais efetivo no combate a criminalidade. “No que depender da administração, para seja mantida a segurança e ocorra melhorias, podem sempre contar com nós”, afirma Marinho.

Objetivo do Conseg

Integrar a comunidade com as autoridades policiais, com as ações que resultem na melhoria da qualidade de vida da população; a comunidade propor às autoridades as definições de prioridade na Segurança Pública na sua região;  a articular a comunidade visando a prevenção e a solução de problemas ambientais e Sociais; e fazer com que a comunidade interaja com as unidades policiais tendo em vista a resolução de seus problemas.

Trabalho em rede

O coordenador estadual dos Conseg’s, destaca que a região de Irati é uma das que possui mais municípios com conselhos de segurança ativos. “Isso reforça a segurança de toda a região, por que de nada adianta ter a ação em um município e ser falho no outro”, diz.

Ele fala que o Conseg busca trabalhar a iniciativa como forma de regionalizar as ações. “Agora que há esse fortalecimento nos municípios, vamos passar para uma próxima etapa que é trabalhar de forma conjunta. Fizemos um projeto piloto no município de Barracão, e que deu certo. Agora estamos avaliando formas de ampliar e desenvolver ainda mais as ações”, considera.

Adriana Souza/Folha de Irati

 Veja Também