Pagamento de impostos e taxas para Prefeitura agora podem ser feitos pelo PIX

Quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Última Modificação: 14/09/2022 14:45:59 | Visualizada 59 vezes


Ouvir matéria

Pagamento de impostos e taxas para Prefeitura agora podem ser feitos pelo PIX

Documentos passarão a vir com QR Code para pagamento por esta modalidade.


A partir desta quarta-feira (14) os contribuintes que gerarem novos boletos para pagamento de taxas ou impostos com a Prefeitura de Fernandes Pinheiro, poderão utilizar o pagamento via PIX. O PIX é meio de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central para facilitar a realização de transações financeiras.

Para o contribuinte, a principal vantagem é, independente de qual banco seja cliente, poder pagar sua conta com a Prefeitura sem sair de casa. Hoje, a Prefeitura tem convênio com a Caixa e Banco do Brasil. Assim, apenas quem é cliente de um destes dois bancos é que pode pagar seus impostos e taxas por seus aplicativos. Com o PIX, clientes de outras instituições vão poder usar o benefício.

Para a Prefeitura, a principal vantagem é a economia. Os pagamentos de boletos geram em média um custo de R$ 2,80 para a Prefeitura. Pelo PIX, este custo cairá para R$ 1,05.

QR CODE

Cada documento gerado a partir de hoje, além do tradicional código de barras, virá também com em QR Code. Este QR Code é um identificador do débito e por isso cada documento terá um, gerando uma chave aleatória. Esta forma é necessária para que a Prefeitura possa identificar a origem do pagamento.

Inovação tecnológica

A implantação do pagamento de taxas e impostos através do PIX faz parte da inovação tecnológica que está sendo implantada pela Administração Municipal através do setor Tributário.

Os boletos do Programa de Recuperação Fiscal aprovado pela Câmara de Vereadores, já serão emitidos com esta facilidade. Os carnês de IPTU do próximo ano também. Fernandes Pinheiro é uma das poucas cidades do Paraná  a oferecer a possibilidade do pagamento pelo PIX.

 Galeria de Fotos

 Veja Também