Entrega de materiais foi em Bituva das Campinas

Prefeito Municipal Oziel visita apicultores

Sexta-feira, 24 de maio de 2013

Visualizada: 24 vezes


Ouvir matéria

O prefeito Oziel Neivert esteve presente no sábado dia 18 na localidade de Bituva das Campinas(área rural de Fernandes Pinheiro)para participar da entrega de materiais destinados para a “AAMFP”(Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Fernandes Pinheiro)

A entrega foi na propriedade de Ivalmor Pedro Caragnato,que além de apicultor é o atual presidente da associação que congrega atualmente vinte(20) produtores ativos.

A associação conta com apicultores e meliponicultores que trabalham com a criação de abelhas sem ferrão e que são chamadas de abelhas nativas ou indígenas.

Está sendo construída nesse local,o prédio que vai abrigar a sede da “AAMFP” que já existe há seis anos e que está aberta a outros produtores de outros municípios que desejam participar da associação.

Naquele dia foram entregues para cada produtor que faz parte da AAMFP os seguintes materiais:   1 macacão, 1 fumegador, 1 par de luva, 10 baldes de 18 litros, 3kg de cera alveolada  e  10 caixas completa(cada caixa recebe também   2 melgueira e 1 ninho).

Ivalmor ressalta que dentro de um ano(carência),cada produtor se compromete em entregar um balde de 18 litros de mel para a associação que então será vendido e o dinheiro será destinado para a compra de mais “materiais” para futuros apicultores associados.

Para que fosse viabilizada a entrega dos materiais a prefeitura municipal através da secretaria de agricultura disponibilizou um caminhão que fez o transporte das caixas e dos materiais até Bituva das Campinas onde os produtores estavam aguardando e logo após a entrega houve um almoço na comunidade.

O prefeito Oziel parabenizou a associação e disse dar todo o apoio da prefeitura nesse projeto.

Ele comentou também que a associação vai criar um CNPJ para que os produtores possam comercializar o mel e seus derivados.

Ele disse que recebeu apoio do estado que cedeu alguns móveis como armários,mesas e cadeiras que estão à disposição dos produtores.

Apoiando também os apicultores está a Unicentro que com o projeto “Imbituvão” e através do trabalho do Professor Carlos Nauiack e de outros professores da entidade que também estiveram na localidade e ressaltaram o trabalho dos apicultores.

Para o professor Carlos que é engenheiro agrônomo, deve-se  valorizar o governo do estado,a Unicentro que com esse projeto fomentam a apicultura na região apoiando os pequenos produtores e gerando renda para os mesmos.

Ele também destacou que há uma contrapartida financeira nesse projeto que vem da Alemanha.

 Veja Também