Segunda-feira, 17 de junho de 2013
Visualizada: 27 vezes
Ouvir matéria
Em Irati, na última quinta-feira dia 13 de junho, aconteceu nas dependências do auditório do antigo cinema da cidade na travessa Frei Jaime 27, a 1ª Oficina Regional de Formação em Segurança Alimentar e Nutricional, organizada e realizada pela Secretaria de Estado do Trabalho,Emprego e Economia Solidária.
Essa secretaria,está promovendo em todo o estado,a primeira etapa das oficinas regionais de formação em segurança alimentar e nutricional.
O objetivo desse encontro em Irati, e em todos os escritórios regionais da secretaria em todo o estado é qualificar a administração pública municipal sobre política de segurança alimentar e nutricional. As oficinas, são destinadas para gestores e técnicos das prefeituras,integrantes dos conselhos municipais de segurança alimentar,lideranças ligadas ao tema, e a comunidade em geral, onde foram debatidos a metodologia para implantar o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).
Atualmente, o Paraná conta com 91 conselhos municipais formados e a intenção é que todos os municípios tenham conselhos constituídos para fortalecer a participação da população na formulação e implementação de políticas públicas. É no âmbito do sistema de segurança alimentar e nutricional que devem ser definidos a destinação dos recursos para programas como cozinhas e hortas comunitárias,restaurantes populares e padarias comunitárias.
Entre tantos, um dos objetivos das oficinas é ampliar a discussão sobre o sistema de segurança e seus componentes e o processo de adesão dos municípios.
No evento, várias autoridades da região estiveram presentes, formando a mesa inclusive o Prefeito Municipal de Fernandes Pinheiro, Oziel Neivert. O vice-prefeito Marinho também compareceu no local.
Representando a Secretaria do Bem Estar Social de Fernandes Pinheiro, esteve presente a funcionária Francielli de Andrade e ainda Adriana Pióski que representou a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município.
Também participou a nutricionista Mauricila de Campos França, que representou a Secretaria de Educação de Fernandes Pinheiro.
Durante o evento, participou como palestrante,entre outros Fernanda Popoaski do CORESAN(Conselho Regional de Segurança Alimentar e Nutrição).
Grande parte dos palestrantes da Oficina,participaram de capacitação ministrada pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).