Sexta-feira, 05 de julho de 2013
Visualizada: 772 vezes
Ouvir matéria
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no município de Fernandes Pinheiro funciona na Rua 3, s/n (atrás da biblioteca municipal) e o público alvo para receber seu atendimento é a família segundo afirma o psicólogo desse entidade, Gabriel Kruger.
Ele comenta que uma das ações do CRAS é fazer um planejamento familiar com pessoas que passam por algum tipo de necessidade, tanto na questão de moradia, alimentação e até mesmo afetiva.
Quando a família vai até o CRAS e precisar de um atendimento psicológico por exemplo será encaminhada para esse atendimento, se necessitar de uma alimentação então será encaminhada para um programa de transferência de renda como o Bolsa Família e da mesma forma na questão de moradia se for o caso.
Gabriel ao abordar sobre as atribuições do CRAS disse que a entidade busca a prevenção dos direitos familiares e civis da família e quando a pessoa chega próximo do chamado índice de vulnerabilidade social(miséria) a mesma possui uma atenção especial do governo.
Nesse caso as famílias que não conhecem o CRAS e que estejam passando por um certo tipo de dificuldade devem procurar o CRAS onde receberão o acolhimento e a escuta de suas dificuldades.
O psicólogo comenta dos grupos que atualmente existem e que servem para que o CRAS possa atender e trabalhar com os membros da família separadamente e cita por exemplo o ‘’Arroba Alegria”(grupo de adolescentes) e também o Grupo de Idosos sendo que futuramente pretendem implantar um grupo de vínculos afetivos(entre mães e filhos na faixa etária de zero a seis anos de idade) e o grupo ‘’Coisas de Meninas”( voltados para pré- adolescentes meninas na faixa etária de doze a quinze anos).
Também segundo ele de acordo com a demanda do município poderá ser criados mais grupos que possam se adequar ao território local, no caso Fernandes Pinheiro.
Quanto aos grupos atuais Gabriel destaca com entusiasmo que já existe a participação da comunidade sendo muito bonita essa procura pelas pessoas. Ele também faz o convite para que as famílias procurem o CRAS para relatarem suas histórias de vida e destaca que todos serão bem vindos.
Além de Gabriel Kruger,que é psicólogo atualmente também trabalha Shaiane Márcia de Lima que desempenha a função de assistente social .
O psicólogo também lembra da Conferência Municipal de Assistência Social que tem a realização da Secretaria Municipal de Assistência Social com a participação efetiva do CRAS e que já está programada para o próximo dia 19 de Julho. O evento serve para que aconteça o planejamento das ações da Secretaria para os próximos dois anos e vai acontecer na Câmara Municipal das 8:00 às 17:00.
Para a população que deseja os serviços do CRAS o horário de atendimento é das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 de segunda à sexta-feira.