Presidente Eli Veridiane de Mattos explica como funciona o conselho

Conselho Tutelar de Fernandes Pinheiro

Segunda-feira, 05 de agosto de 2013

Visualizada: 1587 vezes


Ouvir matéria

O Conselho Tutelar de Fernandes Pinheiro está localizado na Rua Padre Guido 235 e está estabelecido no município desde  1998 de acordo com lei municipal 035/98. Está vinculado a Secretaria do Bem Estar Social do município e o trabalho acontece em conjunto.

Segundo  a  atual  Presidente da entidade,  Eli  Veridiana  de Mattos,  a função do Conselho Tutelar é de atender à crianças e adolescentes em situações de risco,  onde o trabalho dos conselheiros acontece por exemplo através de denúncias, quando então a entidade apura para ver a veracidade ou não dos fatos e fazer a averiguação.

“Nós que trabalhamos diariamente enfrentamos todos os tipos de situações de risco relacionados à criança e ao adolescente” afirmou a atual presidente do conselho.

Segundo um levantamento de dados oficial,  entre o dia 01 de janeiro/2013 até o dia 02 de agosto de 2013, em Fernandes Pinheiro houve o atendimento direto do Conselho Tutelar para o total de 26 casos (todos os tipos de violência) sendo que na área urbana (Sede) foram  18 casos e na área rural foram  8 casos. Nessas situações o Conselho Tutelar atendeu aos casos e os mesmos já foram concluídos.

Atualmente o Conselho Tutelar é composto por cinco conselheiros que são:

Eli Veridiane de Mattos,  João Vilmar Antunes,  Daniele Serpe,  Silvane de Jesus Borcath e Sebastião Osnei  Kuller  dos Reis.

O atendimento é de Segunda-Feira  à  Sexta-Feira no setor administrativo das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00, ou pelos telefones  3459 11 67 e pelo telefone de plantão que é o 9142 54 83.

O conselheiro João Vilmar Antunes destaca também a questão da evasão escolar que é acompanhada e monitorada pelo Conselho Tutelar.

“ O Conselho Tutelar não pode admitir que dentro do nosso município possamos ter alunos que não estejam freqüentando a escola, pois existe uma lei federal que determina a obrigação dos pais quanto fiscalizar seus filhos e o dever do aluno em participar da escola”.

A atual presidente Eli  Veridiane, salienta que o seu mandato de conselheira já venceu e que agora dentro de alguns dias farão uma reunião fechada entre os  5 conselheiros para que seja indicado o próximo presidente(a)  que assumirá a entidade.

 Galeria de Fotos

 Veja Também