Quarta-feira, 11 de setembro de 2013
Visualizada: 790 vezes
Ouvir matéria
Desde o mês de julho o Cras ( Centro de Referência de Assistência Social) de Fernandes Pinheiro vem desenvolvendo atividades referentes ao serviço de convivência familiar e comunitária aos idosos do município.
O Cras através da Secretaria de Ação Social de Fernandes Pinheiro vem realizando encontros que servem como integração junto a equipe coordenadora do Cras e o serviço tem como foco assegurar um espaço de encontro de modo a promover a convivência familiar e comunitária, contribuindo para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo prevenindo o isolamento do idoso, bem como o abrigamento em asilos.
As atividades propostas procuram despertar a socialização entre o grupo, defesa e garantia de direitos, contribuindo também para o exercício da cidadania e a participação social, pois muitos levam uma vida ociosa e se sentem felizes em participar das atividades coletivas que buscam priorizar a autonomia e o protagonismo das pessoas idosas.
O grupo de idosos é coordenado pelo psicólogo Gabriel Kruger e a assistente social Márcia Shaiana de Lima que afirmaram que já foram realizadas até agora o total de seis reuniões chamados de encontros juntamente com os idosos.
Agora o Grupo de Idosos se chama “Mensageiros da Alegria” e o mesmo desenvolve uma ação direta aos usuários do programa sendo que esse grupo de convivência se reúne semanalmente onde várias atividades são realizadas como o acolhimento, a roda de conversa, relaxamento, danças, artesanato, corte e colagem, bingo entre outras que poderão surgir conforme a demanda identificada.
Os usuários desse grupo e que tem direito de participar são idosos residentes no território de abrangência do Cras prioritariamente pertencentes a famílias incluídas em programas de transferência de renda, sendo a capacidade de atendimento é de até vinte idosos e funciona todas as terças-feiras no período da tarde no horário das 14:00 às 16:30 horas.