Terça-feira, 01 de abril de 2014
Visualizada: 98 vezes
Ouvir matéria
No dia 13 de março, agricultores do município de Fernandes Pinheiro, participaram fazendo uma visita no 24º Encontro Estadual de Produtores de Cebola, que foi realizado na região da estrada de Bateias ( Igreja do Miqueletto) em Campo Largo.
O tema central do encontro foi o “ Manejo e Controle de Pragas e Doenças da Cebola”.
Na oportunidade, os agricultores do município, tiveram a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, que serão muito importantes para a melhora no cultivo da cebola dentro de Fernandes Pinheiro, como também o repasse de informações, conhecimento e tecnologia para o produtor alcançar mais produtividade.
Estiveram participando mais de 700 pequenos agricultores do estado, além do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Sérgio Meira , Gílson Cardoso, da Emater de Fernandes Pinheiro, o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o diretor-presidente do Instituto Emater, Rubens Niederheitmann e vários prefeitos.
O município possui aproximadamente 50 produtores de cebola numa área total de plantio de 250 hectares e cerca de 30 agricultores viajaram para participar do evento.
A nível de estado, se produz atualmente no Paraná, 22 toneladas de cebola por hectare e o município de Fernandes Pinheiro se destaca na maior produção da cebola por hectare atingindo o número de 28 toneladas por hectare.
Segundo Sérgio Meira, a meta é aumentar para 35 ou 40 toneladas de cebola por hectare para a próxima safra.
Para esse encontro, Meira destaca o total apoio da administração municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para os produtores que viajaram até Campo Largo, sendo que o evento também recebeu o apoio da Emater.
Rumo ao Selo de Excelência: Município planeja o futuro do Esporte local
Magia e Cultura: Rede Municipal e APAE celebram dia de espetáculo no Circo Torricelli