.

Quinta-feira, 08 de maio de 2025

Última Modificação: 08/05/2025 16:43:15 | Visualizada 9 vezes


Ouvir matéria

Programa Vida Nova avança com ajustes técnicos em Fernandes Pinheiro

Enquanto prepara os trâmites finais para a construção de moradias populares, o programa Vida Nova – parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Cohapar e o município de Fernandes Pinheiro – passa por uma fase crucial de readequações técnicas. O foco atual está no alinhamento entre os projetos habitacionais e as obras de saneamento básico, essenciais para viabilizar o empreendimento.

- Integração com o Saneamento Básico

Um dos principais avanços é a articulação com a Parceria Público-Privada (PPP) de esgoto sanitário, gerida pela Sanepar. Com previsão de início das obras em 2025, o projeto deve atender 80% da cidade até 2028, solucionando uma demanda histórica do município, que hoje não possui rede de esgoto. "Estamos trabalhando em conjunto com a Sanepar para garantir que as soluções de saneamento cheguem simultaneamente ou até antes das habitações", explicou Cristhian Czelusniak, Vice Prefeito. A próxima etapa será uma visita técnica da equipe para definir as áreas prioritárias de intervenção, com Fernandes Pinheiro na lista de municípios com atendimento acelerado devido à necessidade local.

- Adaptações no Projeto Habitacional

Enquanto isso, ajustes técnicos estão sendo feitos no projeto. A equipe técnica avalia alternativas complementares para que as moradias estejam adequadas às normas ambientais desde o primeiro dia. Dois lotes no futuro condomínio estão sendo reavaliados para melhor aproveitamento, com possibilidade de abrigar praças ou academias ao ar livre ou salões de uso coletivo.

- Próximos Passos

Formar uma comissão para que haja detalhamento de informações será de grande importância. "Estamos construindo as bases para que, quando as casas forem entregues, toda a infraestrutura necessária já esteja funcionando", destacou o Vice Prefeito.

Participaram da reunião Ary Ribeiro Filho Chefe do escritório regional da Cohapar de Ponta Grossa, Ana Luíza da Rosa, Técnica em Desenvolvimento Social da Cohapar e André Pitela, Coordenador Regional, Eliane Neivert Primeira Dama e Secretária da Ação Social e Direitos da Mulher, Cleberson Goncalves dos Santos - Departamento de Habitação , Carlos Eduardo Cius Copanski - Departamento de Engenharia e Obras e Jacson Ricardo Ribeiro - Gestor do Suas-terceirizado

 Galeria de Fotos

 Veja Também